Instagram : Saiba tudo sobre essa potência   e ainda descubra como ganhar dinheiro com ele !

O Instagram foi lançado em outubro de 2010 e hoje já alcança a posição de quarto lugar na rede social mais usada no Brasil ! Ultrapassando a marca de mais de um bilhão de usuários !

Em primeiro lugar temos o Facebook que permanece na liderança e logo depois o Youtube , e em terceiro lugar o Whatsapp . ( as posições podem variar )

O Instagram é um dos aplicativos mais queridos e populares do Brasil e do mundo.

O Brasil é o segundo país com mais usuários do Instagram no mundo, somando aproximadamente 66 milhões de pessoas conectadas à plataforma .

O primeiro lugar é dos EUA, com 110 milhões de usuários, e o terceiro vai para a Índia.

 Basicamente se trata de um aplicativo gratuito que pode ser baixado e a partir dele é possível tirar fotos com o celular, aplicar efeitos nas imagens, gravar vídeos , criar posts e compartilhar com seus amigos.

Assim como em outras redes sociais, você pode curtir, comentar e marcar pessoas nas publicações, além de enviar mensagens privadas para usuários por meio do Direct.

Se para os usuários essa mídia é o local favorito para curtir e compartilhar fotos e vídeos, para empresas representa uma oportunidade para se aproximar do público . Nada como unir o útil ao agradável !

Como na maioria das redes sociais, o Instagram tem o objetivo de agregar pessoas, fazer com que compartilhem momentos e se aproximem.

Talvez por isso , o Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos no Instagram em 2021, com um engajamento 15 vezes maior que de outras plataformas.

Portanto é natural que empreendedores, profissionais de marketing e influenciadores digitais desejem extrair todo o potencial que o aplicativo permite.

Hoje, existem mais de 25 milhões de perfis corporativos no Instagram.

Os usuários com contas comerciais têm acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações.

Hoje, mais de 4,2 bilhões de posts são curtidos no Instagram todos os dias ( segundo o Hootsuite ).

-Como usar o Instagram :

Primeiro baixe a aplicativo no seu celular 😉

E se você pretende usar a sua conta do Instagram de forma comercial, escolha a conta comercial ou Instagram business, é a versão do aplicativo voltada para empreendedores.

A ferramenta conta com algumas funções extras para que o uso do serviço seja melhor aproveitado do ponto de vista comercial, o que é ideal para quem deseja atingir seu público-alvo com mais assertividade.

A conta comercial é a maneira de utilizar a rede social de forma mais profissional.

-Algumas vantagens da conta comercial : Inserir botões de contato, inserir link da página na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa…

E agora vamos entender como ele funciona!

  • A BIO

É importante fazer uma BIO bem legal , principalmente se você for usar para trabalhar , com uma conta comercial.

Porque a Bio será a sua porta de entrada.

A Bio de Instagram é uma área logo abaixo da sua foto de perfil, onde você pode compartilhar informações pessoais ou profissionais.

No mundo dos negócios, ela é essencial, pois pode causar uma boa ou má primeira impressão e determinar se o cliente vai clicar em “seguir” ou não você . Viu a importância dela !?

Esse é Diego Maia , a Bio é o que vem logo após a foto.
Esse é o alcance certo , no caso dele ele usou a logo marca e não a foto dele na Bio

A grande função de uma Bio deve ser informar as pessoas quem é você e o que faz, de forma objetiva .

Para ter certeza se ficou legal , se coloque na posição do usuário : Você clicaria na sua Bio ?

Existe um limite de caracteres para usar na Bio , que são atualmente de 150 caracteres, portanto é necessário que você seja certeiro na sua descrição.

*Dicas para a sua Bio chamar a atenção :

🔺Tenha uma foto de perfil atraente – Geralmente uma foto nítida e com o rosto em evidência. Claro poderá ser uma logo também , use a criatividade na criação.

🔺 Escreva uma Bio objetiva Informe qual problema da sua audiência que você irá resolver ( pensando no seu persona ).

🔺Otimize seu nome – Coloque palavras chaves , de acordo com o seu nicho , abaixo ou junto ao seu nome. Vai ajudar nas buscas.

🔺Insira um link na Bio – Ajuda e muito nas vendas : Você pode redirecionar as pessoas para o seu ecommerce, o seu whatsapp, o seu blog, um vídeo, uma página de eventos ou então uma landing page para captar leads.

🔺 Crie destaques relevantes – tenha um destaque “quem somos” ou “quem sou” para explicar sobre a empresa e contar sua história. 

🔺 Adicione botões de ação – Ter um CTA é fundamental para fazer as pessoas seguirem em contato com a sua marca. Pode ser um botão do WhatsApp, reservar, iniciar pedido, ver loja (apenas para quem tem Instagram Shopping), Conheça meu curso … e muito mais .

*Para que servem os destaques e onde ficam ?

A ideia dos destaques é fixar todo conteúdo do seu Stories que você quer que dure mais de 24h, ficando disponíveis em “destaques” que você pode criar. Dando um título que chame a atenção para cada um .

Mas a ferramenta não serve só pra embelezar o seu perfil, ela te ajuda também a vender mais, quando usada da maneira correta.

Sua posição é logo abaixo da Bio , e pode usar a criatividade com as formas e cores . O espaço é de até 15 caracteres. Existe um limite também de 100 stories para cada destaque. Pense estrategicamente em quais você irá incluir em cada um.

Use títulos que crie interesse ao seu público e que mostre a sua autoridade no seu nicho

As marcas que vendem produtos no Instagram, podem utilizar os destaques para segmentar os produtos. Por exemplo, de acordo com seções, como : novidades, mais vendidos ou ainda produtos que estão acabando.

Seus seguidores encontrarão todas as informações de forma fácil e organizada .

– Não dá para crescer no Instagram sem entender sobre uma métrica super importante : O engajamento.

Bora conhecer !

-Engajamento

engajamento no Instagram é, sem dúvidas, uma das métricas mais acompanhadas por quem tem um perfil comercial nessa rede, e quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo.

É por meio desse dado que acompanhamos as interações , ou seja as curtidas, comentários e compartilhamentos … Que são geradas a partir dos conteúdos publicados e mostram se aquelas postagens fazem sentido para os seus personas ou não.

 As interações indicam que os assuntos abordados são interessantes para aquele o persona e, por isso, os algoritmos da rede tendem a impulsionar a postagem para que mais gente a veja.

A própria rede oferece ferramentas que estimulam a interação entre os usuários. Usar os recursos do Stories, como enquetes, caixa de perguntas e testes ajudam a puxar conversar com seguidores e aumentar a taxa de engajamento. 

E não esqueça de Conectar a sua conta do Instagram com a sua do Facebook.

09 DICAS PARA MELHORAR O SEU ENGAJAMENTO :

-Publicar no melhor horário

Na aba de informações é possível visualizar os horários que os seus seguidores costumam ficar mais tempo online. Publicar nesses horários aumenta as chances do conteúdo ser visto e, assim, de ter mais engajamento.

-Publique conteúdo de qualidade para o seu público

Descubra as necessidades e os sonhos do seu público , assim você acertará nas suas postagens. Não fique atirando ao vento . Estude o seu nicho e o seu persona antes de tudo.

Lembre-se de oferecer algo interessante e que estimule a interação. 

Utilize o marketing de conteúdo.

-Crie uma boa identidade visual

Junto à qualidade do conteúdo, outro ponto importante é a criação de uma identidade visual , que faça a sua empresa se destacar e gerar engajamento também com apelo visual. Pense até na psicologia das cores.

Da escolha das cores e fontes à organização do feed, é importante que o perfil esteja alinhado a marca e transmita sua essência em cada postagem.

Sabe quando você entra em um perfil e pelas cores e estilo de letras e imagens, você já sabe de quem é ?!

Além disso, você também precisa focar em fotos próprias e vídeos que ajudem a deixar seu conteúdo mais humanizado e próximo dos seguidores. Já foi comprovado que nossas imagens ajudam no engajamento.

-Postar com frequência

Postar todos os dias ou com uma frequência determinada é sinal de constância. Escolha dias e horários para fazer suas postagens , seus vídeos … e mantenha essa constância .

Essa ação deixa claro o seu foco para os seguidores e dá ao Instagram a ideia de que você tem o objetivo de contribuir com a produção de conteúdos da rede.

Além de que , as pessoas que seguem sua marca saberão pelo que esperar e você terá maior probabilidade de aumentar o alcance e o engajamento.

– Interaja com seus seguidores

Seja no Instagram ou em qualquer outra rede social, a interação com os seguidores é tão importante quanto a entrega de conteúdos de qualidade para o público.

Responder sempre os comentários nas postagens, principalmente nos primeiros minutos após a publicação, ajuda a melhorar o engajamento orgânico do Instagram.

Se a sua marca gera engajamento, os seguidores vão comentar, enviar mensagens diretas ou marcar o perfil em suas próprias postagens. 

-Repostar seus conteúdos que tiveram um grande alcance

Se você fez uma postagem há mais ou menos dois ou três meses que deu certo, teve um bom alcance e grande interação, uma boa sugestão é postar novamente.

Mude uma coisa ali , uma imagem aqui , e pronto , REPOSTE !

-Aproveite os recursos dos stories

O stories é uma ferramenta que gera proximidade com o público , até porque ele possui vários recursos interativos que são extremamente atrativos para os seguidores ,como : Enquetes, caixinhas de perguntas, marcação de perfis … Aproveite !

-Use hashtags que façam sentido para o seu negócio

Outro recurso que pode auxiliar muito na visibilidade das suas postagens são as famosas hashtags. 

Porém, apesar de serem simples de usar e super úteis, uma vez que geram links para os conteúdos relacionados ao termo, deve-se ter um certo cuidado ao selecioná-las e utilizá-las, já que existem algumas que o Instagram não vê com bons olhos.

Para que as hashtags funcionem e atraiam usuários para os seus posts, é essencial que elas tenham relação com o seu nicho e com o conteúdo que você está publicando. 

Não vai adiantar atirar para todos os lados e colocar hashtags sem sentido. Isso pode repelir o público , então escolha com sabedoria.

E claro que existe um limite de hashtags para usar, até 30 hashtags na legenda de postagens no feed ou em comentários. Já nos Stories, o usuário pode adicionar, no máximo, dez hashtags.

-Crie e publique Stories, Reels e vídeos ao vivo

A melhor parte desse tipo de publicação é o alto nível de interatividade e descontração dos Stories, Reels e lives Instagram: Você pode incluir tags, stickers, gifs, textos coloridos, filtros… Enfim, quase tudo o que você puder imaginar!

O ideal é ser criativo, ter um conteúdo relevante mas sem deixar de ser descontraído e dependendo do seu nicho , até engraçado e, assim, anunciar o seu produto ou a sua loja.

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🔹Agora que você já entendeu como funciona o Instagram e que você já sabe como aumentar o seu engajamento , podemos partir para a próxima parte que é conhecer as formas de ganhar dinheiro com essa rede social , que é o Instagram .

* Como trabalhar no Instagram e gerar renda :

Existem várias formas de trabalhar dentro do Instagram e que podem gerar alguma renda .

Mas uma coisa muito importante é que você já tenha escolhido o seu nicho e feito uma análise do seu persona , caso contrário você estará perdendo o seu tempo.

Você pode optar por produtos como roupas, peças decorativas, presentes personalizados, cursos online, sapatos , bolsas e até mesmo alimentos.

O importante aqui é escolher apenas um nicho e focar nele. Isso evita que o seu seguidor tenha dúvidas a respeito da sua marca.

( eu tenho um artigo que ensina sobre escolher o seu nicho e como montar o perfil do seu persona ).

* 07 FORMAS DE TRABALHAR NO INSTAGRAM ?

  • Sendo um AFILIADO

Essa é uma forma muito utilizada para trabalhar no Instagram nos tempos atuais, e só tende a crescer .

Mas o que é um AFILIADO ?

São pessoas que divulgam produtos de terceiros em troca de comissões, isto é, uma parte do lucro pela venda do produto vai para o afiliado.

Então é como se fosse um vendedor do mundo digital . Você se afilia a um determinado produto para vender e recebe comissão por isso.

Essas comissões variam de acordo com o produto e com o produtor , também varia de acordo com a plataforma escolhida. Podem chegar de 20% até 70 % de comissão, normalmente.

No Instagram você irá trabalhar divulgando o seu link de afiliado, porque quando você se afilia a um determinado produto , você recebe um link para divulgar. Esse link vem com seu código de identificação de afiliado.

Para garantir o seu pagamento, você deve usar o seu link de afiliado, que é gerado cada vez que se afilia a um produto digital, para que os usuários interessados em fazer uma compra sejam direcionados para a página de vendas.

Divulgue seu link de afiliado em todas as publicações que você puder ( os locais para divulgação irá variar de acordo com a quantidade de seguidores que você possui ) , deixe o link na sua biografia, ou se tiver um blog , coloque o link do blog na sua Bio …

Para fazer isso dar certo, o ideal é criar publicações atraentes e cativantes, capazes de anunciar um produto sem parecer forçado. 

Também siga pessoas relevantes do seu nicho de atuação.

Busque por influenciadores que possuam muitos seguidores e que trabalhem com o mesmo nicho.

Siga os seguidores desses usuários também.

Tudo isso faz com que o seu perfil ganhe visibilidade e comece a ser seguido por mais pessoas.

Existem atualmente diversas empresas de programas de afiliados, mas as plataformas mais conhecidas e utilizadas são a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

São plataformas confiáveis, seguras, que disponibilizam todo o suporte para você trabalhar como um afiliado.

Em resumo , você oferece o produto que você é afiliado dentro do Instagram .

E lembrando de novo, não deixe de pesquisar sobre o seu nicho e o seu persona, isso é fundamental para o seu sucesso.

Eu fiz o Curso do Alex Vargas , o Fórmula Negócio Online , e sou afiliada do curso . Foi com o curso que eu aprendi a fazer esse blog sozinha e do zero ! 😊

  • Venda produtos do seu e-commerce

O Instagram também é uma ótima plataforma para vender produtos de sua loja online.

Você poderá divulgar os seus produtos da loja online no Instagram, criando uma conta exclusiva para a sua loja, com imagem e nome iguais aos que você divulga em outras redes sociais e no seu próprio site .

Você poderá trabalhar com a modalidade de E-commerce , o Dropshipping dentro do Instagram .

Dropshipping é um método de vendas no varejo , e nesse estilo de venda o vendedor não precisa manter nenhum produto em estoque . E esse , com certeza , é um dos atrativos dessa modalidade .

Então, ele acaba funcionando como uma vitrine terceirizada , onde todos os processos de reserva e entrega dos produtos , são realizados pelo fornecedor original.

O que torna esse mais um atrativo para quem está interessado.

O dono de uma loja de Dropshipping, na verdade, atua como um intermediário para a compra e fica responsável por efetuar as vendas, transações de pagamentos e de fazer um marketing direcionado para o seu negócio .

O seu perfil na rede social, nesse caso o Instagram, será uma forma de divulgar a sua loja, atuando como uma vitrine para expor os produtos que estão à venda nela.

Daí a importância de uma Bio bem feita !

Se você se interessou por esse segmento , conheça duas plataformas mais conhecidas que trabalham com dropshipping . A Shopify e a nuvemshop.

  • Venda suas fotos

Cada vez mais blogs, sites e empresas precisam de imagens para suas publicações.

A demanda é contínua, pois já está mais do que provado que o conteúdo é rei e que conteúdo visual atrai mais pessoas.

  • 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. (Fontes: 3M e Zabisco)
  • 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que a um texto simples. (Fonte: Zabisco)

Por isso , uma alternativa para ganhar dinheiro no Instagram com poucos seguidores é vendendo suas fotos para bancos de imagens.

As pessoas e empresas que precisam constantemente de imagens, as compram em bancos de imagens, como o Foap, por exemplo.

Esses bancos de imagens compram fotos de pessoas comuns, como você, como eu.

Por isso, se você gosta e sabe tirar boas fotos e, além disso suas imagens tem qualidade , essa pode ser uma ótima opção.

O Foap possui um recurso que se chama “Missões”, em que você pode vender suas imagens para grandes empresas, utilizando o Instagram e, para isso, não precisa ter muitos seguidores. Pode ser uma boa opção de renda.

  • Crie e venda seu próprio curso online

Você pode ganhar dinheiro divulgando no Instagram, que é uma verdadeira vitrine.

Crie um e-book, um Podcast ou um curso com aulas em vídeo e divulgue em sua conta.

Você pode criar o seu produto ou oferecer seus serviços no Instagram, seja o que for.

Pode ser de aulas de violão, de maquiagem , de consertos de aparelhos eletrônicos , aulas de yoga…

Hoje, existem plataformas que possibilitam a criação, disponibilização e venda de cursos online para qualquer pessoa. Que são as mesmas utilizadas pelos afiliados : Hotmart , Monetizze, Eduzz …

Seja qual for o produto, se você tem um conhecimento específico, domina essa área e sabe transmitir esse conhecimento para outras pessoas, através de um produto ou serviço, aproveite a oportunidade de ter uma plataforma incrível , com tantas pessoas participando e que gere uma boa renda para você. 😉

  • Ofereça consultoria

Que tal explorar seu conhecimento de outra maneira? Prepare seu perfil para começar a vender seus serviços de consultoria. Sabe aquele assunto que você gosta muito e domina !

Profissionais com expertise em uma área de atuação podem oferecer insights, dicas e informações muito valiosas para profissionais autônomos e empresas que precisam da ajuda de um especialista para estruturar o seu negócio.

No entanto, tornar-se um consultor renomado e começar a ganhar dinheiro no Instagram não é uma tarefa fácil, na verdade, exige muita dedicação. Como toda profissão , vai precisar de dedicação e foco.

Mostre a sua autoridade no assunto, inclusive colocando resultados nos seus destaques.

  • Produza conteúdos para terceiros

Uma das opções para ganhar dinheiro através da rede social é monetizar sua criatividade e habilidade de criar conteúdo.

Se você é especializado em fazer publicações criativas, escrever legendas, criar designs e vídeos atraentes, é possível ser contratado para produzir este tipo de material para uma ou diversas marcas.

É possível exercer a atividade através de freelances, trabalhando em agências de comunicação ou oferecendo seu serviço diretamente a uma empresa que precisa de um profissional produzindo material para suas redes sociais.

Dar dicas das suas habilidades na sua página do Instagram pode ser uma boa forma de você crescer na rede e de chamar a atenção.

  • Gerencie as redes sociais de outros perfis e seja um social media

Uma das melhores formas de como ganhar dinheiro no Instagram em 2021, 2022, 2023 … sem nenhuma dúvida, é como um social media.

O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais. Essa função vai além da criação e publicação de conteúdo online, abrangendo o desenvolvimento de uma boa estratégia, o que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.

 Você pode nunca ter de fato trabalhado na área, mas se for um usuário que domina as principais plataformas, já está um passo à frente de aprender todo o resto!

Não dá para “dormir no ponto”: um Social Media deve estar preparado para mudar por completo a estratégia da sua marca caso acredite que as coisas já não funcionam como era antes, mesmo que o tal antes seja apenas três dias atrás.

Essa é uma era de conteúdo instantâneo e com milhares de informações por segundo!

Por isso , cada vez mais as empresas de qualquer porte necessitam contratar pessoas para gerenciar as contas delas dentro do Instagram e você pode ganhar muito dinheiro prestando esses serviços.

CONCLUSÃO:

Pode até parecer fácil crescer no Instagram , mas não é ! Esteja preparado para trabalhar sério , criar uma rotina e ser persistente , e claro , estar atento sempre as novidades do setor.

Se possível invista em tráfego pago , mas saiba como fazer , para não “perder” o seu investimento. Existem ótimos cursos que ensinam.

Um resumo para quem busca como ganhar dinheiro no Instagram em 2021:

  1. Use o Instagram comercial e integre o perfil ao seu e-commerce ( se tiver )
  2. Faça Stories, Reels e lives no Instagram;
  3. Publique conteúdos relevantes todos os dias;
  4. Colabore com outros influenciadores e marcas;
  5. Promova seus produtos por meio de anúncios, logo que possível.

Tá pronto para arregaçar a manga e botar a mão na massa ?!

Feliz Instagram para você !

Bjs e Sucesso 😘

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4 Comentários

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  1. Nossa esse blog é magnífico , adoro de ver seus posts. Continue o bom trabalho! Você já sabe que, muita gente procura textos sobre isso, você pode ajudá-los .

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