O que é Nicho ? Como escolher o seu ?

O QUE É NICHO NO MARKETING DIGITAL

Saber escolher o seu nicho , da forma correta , vai fazer toda a diferença em todo seu trabalho com o Marketing Digital.  Vamos entender melhor.

Com o marketing de nicho, as empresas promovem seus produtos e serviços de uma forma mais específica e bem definida. Direcionada para um público específico. Logo, isso permite mais agilidade em todos o processo.

Portanto, um nicho na verdade, representa uma fatia do mercado que você vai trabalhar, que você vai atender, que você vai vender.

Vamos entender um pouco sobre esse tema bastante abordado no Marketing Digital

Realmente escolher um nicho com o qual você vai trabalhar é uma etapa muito importante, principalmente para todos que estão iniciando um novo negócio.

Sabemos que as pessoas são diferentes , assim como as suas necessidades, por isso fica bem difícil criar um produto ou serviço que atenda a necessidade de todos. Logo, criou-se o NICHO de mercado.

Quando você definir exatamente qual é a fatia do mercado que você deseja atender, quando definir qual será o seu público alvo, com quem você vai dialogar , qual público você quer alcançar… você conseguirá direcionar sua mensagem com mais facilidade e mais assertividade.

Mas é possível diferenciar sua marca em um mercado lotado com o marketing de nicho ?

Claro que sim ! Mas para ajudar a ter equilíbrio, lembre-se que você também precisa criar o seu PERSONA . Os dois andam casadinhos , o seu nicho com o seu persona.

Alguns fatores que ajudam a escolher o seu nicho Poderoso !

  • Preço
  • Renda
  • qualidade
  • Interesses
  • Hobbies …

Você vai procurar pessoas que tenham uma dor em comum , uma vontade em comum e o seu produto ou serviço, vai encontrar a solução para esse seu público.

EXEMPLOS :

Identificar uma comunidade carente em um grande mercado, é uma maneira inteligente de abordar o marketing de nicho.

  Por exemplo: Uma empresa encontrou uma comunidade amplamente mal servida de pessoas – aqueles que preferem usar a sua mão esquerda ( destros ) em vez de sua mão direita.

Como 90 % da população usa a mão direita, os canhotos em geral tiveram que se ajustar ao uso de produtos projetados para “destros”. Logo essa empresa viu isso como uma oportunidade !

 Eles criaram uma loja que vende produtos projetados exclusivamente para os outros 10% e obtiveram sucesso alcançando esse público menor, muitas vezes ignorado.

O que você faria ? Qual seria a sua diferença ? Qual o seu público ?

Concorrência sempre haverá. Ter como alvo um público mais restrito também permite que você concentre seus esforços em atender às necessidades específicas dele. Pense nisso .

Veja outro exemplo: Imagine que você venda mochilas, sabemos que existem inúmeros tipos que você pode oferecer, e se você tentar oferecer para todos, será virtualmente impossível agradar a todos os tipos de clientes. Certo ? Será bem mais “complicado” .

No entanto, digamos que você se concentre em mochilas projetadas para caminhantes pesadas, para pessoas que fazem viagens de vários dias e acampam ao ar livre. Pessoas que curtem a natureza . Nesse caso, fica muito mais fácil concentrar seus esforços em fazer o melhor produto possível para esse consumidor. Um produto mais adequado para tal situação.

Esse esforço concentrado oferece a chance de se tornar conhecido como o especialista em um determinado produto ou serviço e aumenta a probabilidade de você ser recomendado pelo seu cliente.  Criando uma base de clientes mais fiéis.

Não menos importante que o seu nicho, é saber competir no seu segmento.

Se o seu nicho é bastante concorrido, se prepare e pense muito bem na montagem do seu persona e nas sua estratégia de trabalho.

As tendências são itens com grande procura, mas também com muita oferta, por isso ter um diferencial , em qualquer que seja seu nicho, vai fazer a diferença !

Afinal, se tem altos índices de vendas, existem muitas procuras!

O seu nicho deve ser LUCRATIVO ! Assim é bom !

DICAS DE COMO ENCONTRA SEU NICHO PODEROSO

-Primeiro faça uma lista de assuntos que você domina e pense em algo que você gosta de fazer. Isso se torna importante, porque no universo online você precisa está sempre se atualizando, buscando mais conhecimento. Imagina fazer isso com algo que você não gosta !

-Depois de listar os assuntos que você domina e gosta , você agora vai precisar reduzir essa lista.

Pense nas atividades que você sabe desempenhar melhor ou pode ser também aquele assunto que você goste, mas que não tenha tanto conhecimento, sabendo que teria de aprender mais sobre o assunto . Porque o intuito é que você se torne uma autoridade. Portanto, terá de estudar e aplicar.

Afinal de contas ninguém nasce sabendo tudo. Porém, o seu retorno pode demorar um pouquinho mais. Analise com calma. Já que estamos falando de um negócio. Do seu negócio!

Como escolher um nicho

– Depois de ter relacionado suas habilidades, exemplo : Contabilidade, Maquiagem, Investimentos, Culinária, Informática … Agora faça pesquisas sobre os seus nichos escolhidos.

– Crie o seu persona.

-Use ferramentas como Ubersuggest, o próprio Google, youtube, Facebook … para fazer suas pesquisas sobre o seu nicho e seu persona.

-Verifique como o seu público se comporta, quais são as suas dores e sonhos. Leia os comentários das redes sociais, entre em grupos no Facebook, participe de fóruns … relacionados ao seu nicho.

-Aproveite a sua pesquisa e estude a ” concorrência “. O que você precisaria fazer para chegar ao mesmo nível, ou melhor ainda ? O que você faria de diferente?

Pesquise nos blogs , vídeos do Youtube, Instagram, Pinterest, Tictoc … Entenda o que está acontecendo! O Marketing Digital está por toda parte.

-Não pode ter preguiça, nem procrastinar .

-Siga os seus futuros “concorrentes” nas redes sociais. Aprendemos muito com eles.

Após os processos de pesquisas e análises, você provavelmente já diminuiu o seu leque de nichos. Diminua até chegar a um nicho somente. Mas como eu disse anteriormente, faça com calma.

Não se preocupe caso você esteja com dúvida entre dois ou três nichos, isso é normal . Conforme seu trabalho for desenvolvendo, você vai descobrir o seu nicho ideal.

Contudo, você pode ainda estar se perguntando : Será que eu posso trabalhar com mais de um nicho ? Até pode, mas pense que será mais trabalhoso, pelo menos no início , onde estamos aprendendo ainda sobre tantas coisas ! Quando ainda estamos nos adequando .

Independente de quantos nichos você quer trabalhar, tente equilibrar o que você gosta de fazer com o que vai te gerar uma boa renda !

O ideal seria equilibrar paixão e/ou interesse com conhecimento e/ou habilidade com potencial lucrativo.

Ou seja, você deve ter paixão ou interesse pelo assunto, ter algum conhecimento ou habilidade sobre o assunto e o seu nicho escolhido deve te trazer lucro ! Esse é o ideal .

Quando você estiver fazendo suas pesquisas, provavelmente vai perceber o quanto estará se identificando com o seu nicho, ou não. Logo, leve isso em consideração.

Com o tempo você vai criando paixão e adquirindo habilidade conforme for estudando sobre o assunto e ganhando dinheiro.

CONCLUSÃO FINAL :

O Marketing Digital é um mercado promissor e ainda tem muito para crescer, principalmente aqui no Brasil. Mas não se engane, porque você vai precisar de muita dedicação ! E ser bastante persistente ! Esse é um universo de metamorfose ambulante . Sempre muitas novidades e alterações . Fique atento.

Lembre-se que será o seu negócio ! E deve ser tratado como tal.

Certamente, você agora já entendeu o que é um nicho e já sabe como escolher o seu.

Pense em tudo isso. 😊 E arrase ao escolher o seu nicho !

Mas caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários . Será um prazer responder.

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