Persona será a representação do seu público, do seu cliente ideal .
A definição da persona é uma ferramenta fundamental para aplicar as estratégias de um marketing bem sucedido.
O QUE É UM PERSONA ?
Uma persona é um personagem fictício que é desenvolvido com informações reais: Faixa etária, onde trabalha, se é casado ou solteiro ,gênero, renda mensal, Hábitos de consumo, necessidades, motivações…
Umas das melhores maneiras de criar conteúdo e planejar companhas promocionais que realmente envolvem seu público, é criando um persona comprador.
Ao criar o perfil do seu persona, você poderá ajustar seus esforços de marketing e se conectar com o seu público, entendendo onde estão as necessidades dele.
Ou seja, atingir muitas pessoas que não têm tanto interesse de adquirir o seu produto ou serviço, é gastar os seus investimentos com quem não vai comprar.
A grande questão não é deixar de atrair essas pessoas, mas sim ter um foco nas pessoas com maior potencial.
Pense que dentre todas elas, haverá uma que tem maior potencial de compra para você, o que tornará o seu processo de venda mais ágil e eficiente, diminuindo custos e aumentando o retorno ( ROI ).
Se não souber quem é o seu público, como você vai vender seus produtos ou serviços? Como irá atrair ele ?
Para conhece-los bem, será necessário fazer pesquisas reais com clientes ou potenciais clientes.
Saber quem é o seu persona , vai auxiliar também na hora de produzir conteúdos mais interessantes e eficientes no seu blog e nas redes sociais.
Essas perguntas vão variar de acordo com o nicho que for escolhido. Você nessa fase já deverá ter escolhido o seu NICHO. Ajudará bastante.
Portanto, o seu persona deve se encaixar com o seu nicho. Eles Trabalham juntos.
CRIANDO O SEU PERSONA
Para definir o seu persona, será necessário fazer algumas perguntas reais.
- SUA IDADE
- ONDE MORA
- PROFISSÃO
- RENDIMENTO MENSAL
- QUAIS OS SEU HOBBIES
- COMO SE DIVERTE
- SEUS MEDOS
- SEUS DESEJOS
- SUAS FRUSTRAÇÕES
- HÁBITOS DE CONSUMO
- ESTADO CIVIL
- GRAU DE ESCOLARIDADE
- COSTUMA COMPRAR PELA INTERNET
- QUAIS REDES SOCIAIS ELE USA
- O QUE GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS
- QUAIS ASSUNTOS BUSCA NA INTERNET ( PESSOAIS E PROFISSIONAIS )
- QUAIS PLATAFORMAS USA …
Enfim, um turbilhão de perguntas que devem ser respondidas .
Portanto, quanto mais detalhes tiver, melhor.
Você deve estar se perguntando como fazer essa análise do persona ?! E partindo do zero ?!
Muito simples, você também vai fazer pesquisas nas redes sociais e em vários outros locais. Observe seus “concorrentes” para ver como o público interagem com eles.
FAÇA PESQUISAS
- Acesse fóruns , veja o que seu provável cliente está abordando e se possível participe.
- Nas redes sociais ou blogs , existem grupos que “discutem” sobre os desejos e medos do seu persona.
- Veja os comentários nos blogs e nas redes sociais ( Insta, youtube … ) dos assuntos relacionados ao seu nicho.
- Veja os reviews dos produtos consumidos pelo seu persona .
Em outras palavras , você precisa entrar na mente do seu persona, entender como ele pensa , sente e reage.
É de suma importância, pensar como o seu negócio poderá impactar positivamente na vida das pessoas e fazer a diferença.
EXEMPLOS DE PERSONAS
Muitas vezes você vai precisar se colocar no lugar do seu persona . Inclusive, a linguagem e o tom da sua voz precisa estar dentro do jeitinho dele. Pequenos detalhes fazem a diferença.
Dê um nome para o seu persona e, agora analise os perfis coletados.
No exemplo de Amanda e João , apesar de perfis diferentes , eles possuem um medo em comum e necessidades semelhantes.
Ambos precisam de um bom rendimento. No caso de João um emprego novo ou de um negócio que possa suprir as necessidades da família.
Da mesma forma o caso da Amanda , onde existe a necessidade de uma renda extra para auxiliar nas despesas e realizar sonhos, sendo que ambos querem ter mais tempo e cuidados com a família .
Portanto, a necessidade deles é financeira e familiar.
O que você iria oferecer para suprir essa necessidade? Como iria trabalhar seu público para que estivesse sempre por perto e feliz? Quais benefícios receberiam de você? Qual seria o diferencial ?
Provavelmente, está pensando que será quase impossível escolher um persona só. Que, na verdade, gostaria de trabalhar com vários ! Certamente não é uma tarefa fácil.
Você pode até ter dois ou três perfis de personas no início, mas com o tempo irá perceber qual vai se encaixar melhor com o seu nicho, e estabelecer somente um para trabalhar. Provavelmente .
Conclusão Final
Não se esqueça que todas as ações do seu marketing serão focadas no persona que você definiu . Sejam um, dois ou três personas.
É claro que, precisará focar também na experiência que deseja que ele tenha com o seu serviço ou produto. De preferência, uma experiência especial, onde ele se sinta diferenciado.
Portanto, eles precisam se identificar com o seu produto ou serviço.
Pessoas são o que importam para o seu negócio !!!!
Dessa forma, para ter sucesso, você precisa oferecer realmente valor para o seu público.
Entenda onde seu público está, para onde gostaria de ir e como você poderá ajuda-los a chegar lá. Quando você conhece o seu público, fica muito mais fácil oferecer uma solução que faça sentido.
Pense que isso vai definir o seu Lucro ou Perda! Crescimento ou Paralisação !
Portanto tendo uma direção, além de melhorar o seu ROI ( Retorno sobre o Investimento ) irá acertar na satisfação.
Não tenha pressa para definir o seu persona . Aproveite para estudar e pesquisar sobre o seu nicho também, caso ainda não tenha definido.
Vou te dar uma última dica, agora sobre nicho, para te ajudar.
Existem quatro nichos, que hoje são os mais procurados:
*Finanças
*Saúde
*Relacionamento
*Estilo de vida
Se identificou com algum deles ?
Agora que tem a teoria, use as dicas que aprendeu hoje para se dedicar à prática.
Com essas dicas você já pode começar a construir o seu persona e se jogar no Marketing Digital 😉 Mão na massa !
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