GUIA para iniciantes no Instagram – Parte 2

O Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens e vídeos. A partir dele, você pode tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com os seguidores.

Assim como em outras redes sociais, você pode curtir, comentar e marcar pessoas nas publicações, além de enviar mensagens privadas para usuários por meio do Direct.

 No Instagram a frase “Uma imagem vale mais que mil palavras” vale mesmo! Isso porque ele é uma rede social essencialmente visual. O texto entra em segundo plano para complementar a imagem, que deve ser encantadora para os seguidores.

Portanto leia este artigo até o final para obter um monte de informações sobre essa fabulosa rede social e não deixe de ler o meu outro artigo – Guia para iniciantes do Instagram – Parte 01

Conheça um pouco mais sobre ideias de conteúdo, persona , Storie , aplicativos , Reels , métricas …

Bora começar !😉

SOBRE os destaques:

Os Destaques só podem ser criados a partir de Stories publicados. Ou seja, não dá para colocar uma imagem ou vídeo ali sem ter publicado no seu perfil.

Não existe fórmula mágica para usar os Destaques do Instagram, o ideal é você conhecer o seu público e saber quais informações podem ser relevantes para ele quando acessam o seu perfil na plataforma.

Para fazer capas personalizadas e deixar tudo organizado com a cara da identidade visual do seu negócio, você pode usar o Canva. Esse é um aplicativo simples e prático para quem não tem muita experiência com design e quer criar peças bem apresentáveis.

SOBRE SEUS CONTEÚDOS:

Como ter ideias ?

Usando a palavra chave !

1-Pesquise conteúdo através das #

2- Use o google e o Youtube para pesquisar

3- Pesquise também no Pinterest e nos blogs

4- Acompanhe os grandes perfis

5- Faça enquetes e abra caixinha de perguntas nos Stories

6- Não deixe de pesquisar seus “concorrentes gringos”

7- Verifique as dúvidas de outros perfis , que estão nos Destaques

8- Leia bons livros, ouça podcasts, faça cursos …

Observe e absorva os conhecimentos

– 04 Perguntas para criar um conteúdo de valor:

– Quais : Quais gostos, problemas , necessidades tem a sua audiência ?

– Onde : Em quais redes sociais seu público está e quais formatos ( vídeo, posts , imagens , podcasts … ) eles preferem ?

Como : Como você pode ajudar a entreter e informar o seu público ?

– O que : O que as pessoas sentem, pensam, fazem e desejam após ver um conteúdo seu ?

O seu conteúdo será o motivo pelo qual o seu público irá permanecer na sua conta. Se eles não encontrarem nada útil , nada que responda as suas dúvidas ou resolva a sua dor, eles simplesmente não encontrarão motivo para segui-lo !

Crie conexão com o seu público !

Então crie posts, vídeos … com apelo emocional ou use o Storytelling.

Construindo conteúdo de valor

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em produzir e distribuir conteúdo relevante para o público-alvo no momento em que ele mais precisa.

Com o objetivo de gerar valor para a persona, o marketing de conteúdo atende à intenção de busca do usuário e transforma o processo de compra em algo natural.

Ao consumir a informação produzida pela sua marca, o consumidor pode descobrir desejos ou dores que julgava inexistentes. E, assim, depositar sua confiança nela.

Construindo conteúdo de valor

Com isso, ele naturalmente passa a se interessar pelos conteúdos que ela oferece e a ver a sua empresa como autoridade e referência nos assuntos que aborda.

Então, sempre que precisa, volta aos seus conteúdos para obter mais esclarecimento e conferir suas novidades. Criou conexão e autoridade !

Construa o seu PERSONA e saiba qual NICHO você vai atuar

Sem conhecer seu público ideal – interesses, dores, necessidades, canais que utiliza, hobbies, tom de conversa – você jamais conseguirá criar conteúdo de qualidade para o Instagram (ou qualquer outra rede social). Na verdade, se isso acontecer, pode ter certeza que será pura sorte.

Então, se você ainda não levantou dados reais para identificar padrões e construir personas, comece agora mesmo a fazer isso.

Uma persona é um personagem fictício que é desenvolvido com informações reais: Faixa etária, onde trabalha, se é casado ou solteiro ,gênero, renda mensal, Hábitos de consumo, necessidades, motivações…

Umas das melhores maneiras de criar conteúdo e planejar companhas promocionais que realmente envolvem seu público, é criando um persona comprador.

Para definir o seu persona, será necessário fazer algumas perguntas reais.

  • SUA IDADE
  • ONDE MORA
  • PROFISSÃO
  • RENDIMENTO
  • QUAIS OS SEU HOBBIES
  • COMO SE DIVERTE
  • SEUS MEDOS
  • SUAS FRUSTRAÇÕES
  • HÁBITOS DE CONSUMO
  • REDES SOCIAIS QUE USA

Com o marketing de nicho, as empresas promovem seus produtos e serviços de uma forma mais específica e bem definida. Direcionada para um público específico. Logo, isso permite mais agilidade em todos o processo.

Portanto, um nicho na verdade, representa uma fatia do mercado que você vai trabalhar, que você vai atender, que você vai vender.

Sabemos que as pessoas são diferentes , assim como as suas necessidades, por isso fica bem difícil criar um produto ou serviço que atenda a necessidade de todos. Logo, criou-se o NICHO de mercado.

Agora que você já sabe a importância de saber em qual nicho vai atuar e qual o perfil do seu persona, você pode montar suas estratégias de marketing nas suas redes sociais.

Como crescer o seu perfil organicamente no Instagram ?

DICAS :

Publique no Stories 3x ao dia e mantenha a constância – Ensine algo

Ensine de maneira simples e clara

Poste conteúdos salváveis e compartilháveis

Entretenha seu público

Tenha constância em tudo no Instagram

Sempre faça testes e ajustes

Não deixe de acompanhar as métricas

– Divulgue sua página do Instagram em outras redes sociais

Seu conteúdo deve ser criado pensando na sua persona

Forneça o máximo de valor possível

Responda todos os comentários

Faça comentários significantes em outros posts do seu nicho

Interaja logo após de postar ,uns 30 minutos

Use as # estratégicas

Tenha um Layout bonito e organizado

Escolha até três cores para usar no seus posts

Escolha também as fontes das letras – Tipografia

Use imagens de boa qualidade

Não use textos muito longos nos posts

Primeiro seja util , sempre, e só depois venda

Foque em construir relacionamentos

Tenha sempre um CTA no último slide do post

Venda o que seu público realmente precisa

– Nunca compre curtidas , seguidores …

O que é tráfego orgânico e tráfego pago ?

O tráfego orgânico nada mais é que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Já se o intuito é uma campanha específica para vender um produto ou serviço de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado. O ideal mesmo é mesclar as duas estratégias e usufruir das vantagens de cada uma delas.

Hoje em dia, com os sites, páginas e até mesmo perfis em rede sociais , os tráfegos são ferramentas poderosas para o marketing digital. No Pago, claro, exige um investimento.

Esses anúncios poderão ser feitos no Google Ads . Facebook Ads , Instagram Ads .

Para trabalhar com anúncios pagos , você precisa aprender a usar gatilhos mentais e copywritting , principalmente.

Lembrando que Face e Instagram, fazem parte da mesma “equipe”.

Muitos afiliados quando querem um retorno mais rápido e podem investir em anúncios pagos, optam pelo tráfego pago.

Criando um Post

– Defina o objetivo do seu post – Qual será o propósito do post ?

Use uma linguagem clara e objetiva

Depois de escolhido o tema , defina como irá abordar visualmente

– Pense em título atrativo que atrai o público – Use o copywriting e gatilhos mentais.

Crie conteúdo salvável e compartilhável

Faça uma Chamada para ação ( CTA )

– Existe um limite de 2.200 caracteres para escrever na sua legenda . Fique atento.

O tempo médio de vida útil do Instagram é de 48 horas , sendo que em 04 horas o engajamento já começa a diminuir, porém pode ser estendido se a publicação receber muitos comentários, compartilhamentos … Assim o algoritmo entende que a postagem tem um potencial viral.

Palavras que engajam – COPYWRITING

Algumas palavras te o poder de fazer nossa atenção ser direcionada e consequentemente parar para dar uma lida no post.

– Urgente = Você precisa conhecer esse método urgente !

– Garantido = Com esse novo curso , você terá um retorno garantido.

– Poderoso = Esse conteúdo, vai deixar seu post Poderoso

– Fácil e Rápido = Conheça a forma mais fácil e rápida de crescer no Instagram

– Incrível = Não perca essa oportunidade incrível !

São os gatilhos mentais !

Agora conheça alguns aplicativos , que irão te ajudar !

INSHOT = Aplicativo para edição de fotos e vídeos

– STORYSAVER = Salva fotos e vídeos do story

– MOJO = Aplicativo para fazer stories animados

– NINJALUTICS = Analisa as métricas do seu Instagram

– FASTSAVE = Salva vídeos e fotos do feed e do perfil

– INSTASPACER = App para organizar o texto da sua legenda

– Mixcaption = App para legendar os vídeos

– SOCIALBLADE = Análise das métricas do Instagram

– SNOW = App pra Storie, com mais de 1.000 filtros

Canva = Canva.com – Muito usado!

Ideal para criar seus posts. (gratuito e pago ) . Use e abuse dele !

– Typorama = Personaliza fontes e fotos para o Story

– Remov.bg = App que retira o fundo da imagem. Fácil e funcional

– Legend =App para colocar legendas animadas em fotografias e transformá-las em Gifs

Storie

O formato de vídeos curtos e que desaparecem depois de 24 horas é ideal para transmitir mensagens curtas e pontuais para os seguidores. Sua duração é de 15 segundos.

Como postar no Instagram Stories?

1. No lado superior esquerdo da tela inicial do Instagram, selecione o botão mais (+) ou deslize para a esquerda no feed.

Se for a primeira vez que você estiver usando o aplicativo, você precisará autorizar o acesso do Instagram à câmera e ao microfone de seu aparelho.

2. Toque no botão no centro da tela para tirar fotos ou pressione e segure por 15 segundos para gravar um vídeo. Você também pode trocar para a câmera frontal, fazer um Boomerang ou colocar o aplicativo no modo mãos livres (hands free).

3. Para adicionar fotos ou vídeos de sua galeria, toque no ícone de foto no canto inferior esquerdo.

4. Edite as fotos ou vídeos com texto, emojis, GIFs, sticks. Você também pode adicionar links para posts em seu blog.

5. Toque em Concluído para salvar seu Stories;

6. Selecione o botão Adicionar sua História para compartilhar o conteúdo. Você também pode tocar no ícone Salvar, caso queira guardar a imagem ou vídeo em seu telefone.

7. Se você clicar no ícone de seta, você pode enviar o Stories para contatos selecionados. Para compartilhar o conteúdo com todos os seguidores, selecione a opção Sua história e, em seguida, enviar.

8. O aplicativo processará o envio, e a imagem ou vídeo ficará disponível para os usuários que clicarem em sua foto de perfil.

Métrica do Storie – Venda

5 % dos seus seguidores assistem seus stories

5% dos que assistem clicam no “arrasta aqui “.

5 % dos que clicaram no “arrasta aqui “irão comprar de você.

Podem existir exceções. Baseado em perfis de porte médio , entre 10 k.

REELS

Com o Reels, você pode gravar e editar vídeos com vários clipes de 15 a 30 segundos, incluindo áudios, efeitos de câmera e uma série de novas ferramentas criativas. O recurso permite que as pessoas se expressem e entretenham umas às outras, seja tentando uma nova dança ou divulgando uma mensagem sobre algo.

Esses vídeos podem ser compartilhados no Feed e no Stories e também aparecem em uma nova aba dedicada, caso a conta seja pública.

Os reels podem ser gravados de uma vez, compostos por uma série de clipes (feitos um de cada vez) ou a partir de conteúdo da sua galeria. Para gravar diretamente da ferramenta, pressione e segure o botão de captura. Você verá um indicador de progresso na parte superior da tela enquanto grava. Pare a gravação para finalizar cada clipe. Depois, é só terminar a edição e compartilhar!

Depois de compartilhar seu vídeo, ele ficará disponível na aba Reels do seu perfil, com um feed específico, como acontece com o IGTV. Também dá para fazer os vídeos feitos com o Reels aparecerem na grade padrão da sua conta. Para isso, basta selecionar a opção Compartilhar no Feed na hora de publicá-lo.

Se quiser compartilhar seus reels no Stories, lembre-se de que ele só ficará disponível ali por 24 horas e não aparecerá na aba dedicada.

Se sua conta for pública, você pode compartilhar seu Reels em uma aba dedicada, onde ele poderá ser visto e descoberto por toda a comunidade do Instagram.

Para começar a usar o recurso, basta selecionar Reels na parte inferior da câmera do Instagram.

Bom REELS para você !

Algumas chamadas para Post – CTA

Salve este post para ver depois

Marque um amigo que precisa desse conteúdo

Toque duas vezes se você concorda

– Deixe seu comentário e sua dica

Publique nos melhores dias e horários

Sabemos que o Instagram é uma das praças mais frequentadas do mercado digital, o que representa a existência de uma grande audiência, mas também de uma ampla concorrência.

Logo, publicar nos melhores dias e horários garantirá maior interação com o público e melhor desempenho do post de maneira orgânica.

Com o Instagram for Business, no Instagram Insights, na aba “Informações” (disponível os três pontinhos na parte superior direita da tela) e depois em “Público”, é possível ter acesso a informações como alcance, impressões, visualizações, cliques no site e seguidores.

Para descobrir quais são os melhores horários para postar na rede social você precisará levar em consideração alguns aspectos que são só seus. Cada conta do Instagram possui a sua audiência única, com perfis, preferências e hábitos de acesso diferentes entre si.

A ideia é tentar entender o que os seus seguidores estão fazendo em determinada hora do dia para, então, publicar quando eles estiverem usando a internet.

Uma boa estratégia é focar nos horários que compreendem o intervalo de almoço, que vai das 11h às 14h.

Por isso, descobrir os melhores horários para postar no Instagram é um processo que exige testes, pesquisas e, claro, ferramentas.

Uma coisa você vai perceber : Em dia de chuva o perfil de horário de postagem no Instagram pode mudar e o domingo costuma ser um dia meio ruim no Marketing Digital para postagem.

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Conclusão :

Se você leu os meus dois artigos sobre Guia do Iniciante no Instagram , com certeza agora você já tem bastante informação.

O Instagram é uma máquina valiosa quando se trata de se aproximar do seu público, fortalecer a sua marca e gerar resultados positivos para o seu negócio.

Se eu disser que é fácil , seria mentira , mas é possível ! Como em todas redes sociais vai precisar ter foco e trabalhar muito . Esteja preparado (a).

Agora, se você ficou com alguma dúvida ou quer me contar sobre a sua experiência, deixe um comentário para a gente conversar um pouco mais sobre o Instagram!

Bjs e Sucesso para você ! 😘

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