DESCUBRA COMO ESCREVER UMA COPY INFALÍVEL
COPYWRITING PARA VOCÊ
O seu texto precisa envolver e ser capaz de inspirar emoções no seu leitor . Precisa ser escaneável ! Coloque-se no lugar do seu leitor e pense como ele . O que vc gostaria de ler em um texto !?? Isso é copywriting .
Acerte em cheio escrevendo uma copy infalível !
Copywriting é todo um processo de criação de textos persuasivos, daqueles que te fazem pensar e te levam para a ação . Isso mesmo , é assim que o Marketing trabalha.
A copy , já é o produto final, é o texto que vai poder ser aplicado .
E existe o copywriter que é o redator criativo , é ele que transforma os textos “normais” em máquinas de conversões, é ele o profissional que ao redigir , te convence a comprar um serviço ou produto , logo esse profissional precisa escrever textos irresistíveis.
Hoje o copywriting é utilizado em todos meios de marketing e nas mídias sociais … e o mais interessante, sem que o leitor muitas vezes perceba.
O mundo da copy é hoje repleto de técnicas , estratégias e truques para criar textos que convencem e principalmente , que vendem.
Como eu disse anteriormente , o texto precisa ser envolvente , mas nunca deixe de falar a verdade ! Credibilidade é tudo para vc se tornar um profissional e uma autoridade no assunto.
Seja sempre honesto e transparente .
Aproveito para colocar a diferença entre persuadir e manipular , de forma bem simples. Vamos lá:
- Persuadir = Significa guiar a outra pessoa até uma ação que ele já estaria disposta a fazer .
- Manipular = Significa levar a outra pessoa a fazer algo que ela não desejava fazer de fato.
Um texto persuasivo conduz o leitor , leva a pessoa por uma jornada rumo à compreensão de ideias que vão sendo apresentadas ao longo do texto …
É fundamental que você conheça seu público , o seu leitor , o seu persona.
.
Quanto melhor você souber quem ele é , quais os tipos de problemas que eles enfrentam no dia a dia , quais as suas necessidades, mais fácil ficará para criar uma copy que os inspire a realizar uma ação específica .
E a melhor maneira de fazer isso acontecer , seria fazendo algumas perguntas , assim entendendo melhor o seu persona :
*Quem é o meu leitor/ público ? Descreva.
*O que ele pretende conquistar com o meu produto ?
*Quais as suas dificuldades ?
*Quais as suas objeções ?
*Qual o principal desejo do meu leitor/ público ?
*Como eu posso ajudar ( benefício ) ?
Invista o tempo e o estudo necessário para tornar sua copy inesquecível
Se coloque no lugar do seu leitor e pense como ele : O que você gostaria de ler em um texto ou ver em um vídeo ? O que te chamaria mais a atenção ?!
Você não precisa ser um copywriting profissional , mas você precisa entender muito sobre quem está consumindo a sua mensagem.
Ao escrever a sua copy , tente adotar um tom mais amigável e relaxado. Quanto mais natural for a sua escrita , mais você se tornará confiável para os seus leitores, além de ajudar a criar uma conexão.
Dá para perceber que não é moleza escrever uma copy infalível , mas nada como a prática para ajudar . Prática , prática e prática !
Lembre-se sempre que na escrita da sua copy , você vai usar três elementos : Motivação, Informação e Ação
DICAS IMPORTANTES
Algumas dicas importantes, que com certeza irão te ajudar .
– Como eu disse você precisa conhecer o seu persona … assim você consegue direcionar o seu texto , para captar as aspirações, desejos e anseios do seu público alvo. Vale sempre lembrar isso !
– Conheça bem a inteligência do seu público, sempre se comunicando com respeito e lembrando que um texto acessível, não significa que você deve empobrecê-lo.
– O seu título deve chamar muito a atenção, é com o título que o seu público decide se vai ficar ou não. O seu título vai ser a sua porta de entrada e ele com certeza pode aumentar a sua conversão quando bem feito. Crie títulos fantásticos !
– Use palavras chaves, elas são vitais para que sua copy e para que seus artigos sejam exibidos no mecanismo de busca do Google e em outros mecanismos de pesquisa. É de SEO que estamos falando , essa parte é extremamente importante !
– Usar o porque é bom ! Sempre apresente os motivos , as justificativas e as explicações. Como eu disse anteriormente , o seu leitor precisa ser convencido do “porque” que ele deve realizar uma determinada ação. Quanto mais informação, melhor . Porque somos naturalmente desconfiados.
Usar o Porque aumenta o consentimento em mais de 70% do seu público.
Use metáforas ela é uma ferramenta maravilhosa
– Fazer brilhar a minha estrela
– Me senti nas nuvens
– Comprar gato por lebre
– Entrei em parafuso
– Use provas do que você está falando , se possível . Provas que embacem o seu discurso , pode contar a sua história , pode usar estatísticas ou notícias também.
– Faça um Storytelling , é a arte de contar histórias . Você deve usar uma narrativa envolvente, até criando alguns conflitos e despertando diversas emoções. Histórias prendem a atenção, geram relacionamento e empatia. O ideal é conectar os pontos da sua história com o que o seu persona estiver passando . Crie conexões.
Existem dois tipos de histórias :
* Histórias Pesadelo : É aquela que começa com uma grande luta e termina com uma grande conquista.
* História dos Sonhos : Essa já começa com o lado positivo de como a sua vida é hoje , mas que a do seu persona também pode ser assim .
Lembrando que somos treinados a prestar atenção em histórias e gostamos de saber o final .
– Tenha domínio do assunto abordado, você precisa ser convincente e para isso você precisa dominar o assunto. Um bom teste é convencer a si mesmo antes de querer convencer os outros.
20 PALAVRAS PODEROSAS PARA UMA COPY INFALÍVEL
Não use termos de pausa .
Acontece que ao usar esses termos , o cérebro apaga o que foi dito antes !
Use no lugar = AGORA , PORTANTO , PORÉM …
Você com certeza já caiu em algum gatilho mental no Marketing de vendas. Eu mesma já cai …
Até mesmo quando você está no Supermercado e o locutor avisa : ” Atenção ! Últimas unidades e o valor baixou agora e somente agora para … ” rsrs…
Pois é … nós saímos correndo para não perder a grande oportunidade!
Nesse momento foi trabalho o gatilho mental da escassez e da oportunidade . É assim que funciona , seu cérebro recebeu o estímulo para a tomada da decisão .
Algumas decisões são tomadas tão rápidas que nem percebemos . Porque temos dois sistemas de tomadas de decisões.
Um é rápido e automático , esse é afetado pela emoção .
Já o outro sistema é mais devagar , lógico e calculista . Pondera os diferentes cenários e exige mais esforço de raciocínio.
Porém, o nosso cérebro gosta de atalhos e as vezes é bem preguiçoso para tomar determinadas decisões .
De acordo com pesquisas no livro ” A Arte da Escolha ” da autora Sheena Iyengar , as pessoas responderam que costumam tomar cerca de 70 decisões em um dia comum . Isso foi o que elas conseguiram contar !
Ainda de acordo com a pesquisa ainda , 50% das decisões são tomadas em 9 minutos ou menos e apenas 12% em uma hora ou mais. São muitas decisões … e ai vem a fadiga mental … e o cérebro querendo um atalho .
Esses atalhos são chamados de Heurísticas e envolvem em focar em apenas um aspecto de um problema complexo, ignorando todos os outros . Assim a heurística acaba interferindo na tomada da decisão e é aí que entram os gatilhos mentais!
Alguns Gatilhos Mentais:
ESCASSEZ = Ele é um dos mais usados , porque damos mais valor as coisas que estão menos disponíveis . A técnica funciona , porque geralmente as pessoas associam o valor das coisas a sua dificuldade de acesso . Geralmente é bem difícil resistir a chamadas do tipo : ” Só até amanhã !” , “Descontos para os primeiros !” …
NOVIDADE = As pessoas adoram novidades e a ciência explica esse fato: Quando estamos expostos a uma novidade , existe um aumento de dopamina no cérebro e é esse neurotransmissor que traz para o nosso cérebro a sensação de recompensa e a sensação do prazer. Empresas como Samsung e Apple , utilizam muito esse gatilho em suas campanhas .
PROVA SOCIAL = A prova social pode se apresentar de muitas formas , e trabalha muito semelhante com o gatilho da autoridade. Se outras pessoas confiam em você e compram seus produtos, provavelmente deve valer a pena ! É isso que a prova social faz , ela aumenta as chances do cliente comprar o seu produto ou serviço justamente porque outras pessoas já fizeram isso antes dele ! Se associado a isso vierem depoimentos de clientes ou consumidores , tudo ainda fica melhor . Você também pode colocar a sua autoridade junto com a prova social.
SURPRESA = Quando uma pessoa é surpreendida por algo ou por alguém, o cérebro humano passa por uma “sequência de emoções “. Um alerta neuro forte , nos diz que algo é importante neste momento e que devemos prestar atenção, nós somos sequestrados para o momento. Logo após congelamos por aproximadamente 1/25 segundos e aí vem a curiosidade !
O próximo passo é a mudança , provavelmente a surpresa é algo que te “obriga” a mudar de perspectiva, a maneira como você vê alguma coisa ou alguém . Quando a surpresa agrada ela leva a emoções positivas por um longo tempo e aí que entra o nosso gatilho mental . Você ou sua empresa será associado a essa emoção positiva !
Falar sobre o copywriting com certeza é um assunto bastante extenso , aqui foi feito um resumo para deixar você com vontade de quero mais ! Eu particularmente acho o copywriting extremamente interessante e se faz cada vez mais necessário entender e saber usá-lo, já que ele é uma grande ferramenta de auxílio na venda.
Afinal o objetivo do copywriting é vender algo.
DICAS FINAIS :
Quando você for escrever a sua copy , lembre-se sempre :
- Conheça bem seu persona.
- Use gatilhos mentais , mas sempre com ética e respeito.
- Envolva o seu público com um texto tão bom que ele queira continuar lendo os próximos parágrafos.
- Use ótimas imagens , faça títulos e subtítulos incríveis .
- MOTIVAÇÃO e INFORMAÇÃO .
- Faça uma revisão de erros de ortografia e concordâncias ( peça para alguém ler , leia outro dia em voz alta … não tenha pressa )
- Leve seu público para a AÇÃO ! CTA
- Um negócio sem venda , não é um negócio , passa a ser um hobby.
- Saiba equilibrar tudo, pois o seu intuito será ajudar, de verdade.
Como diria Thomas Edson, “Talento é 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
Nenhuma copy nasce perfeita. Ela é resultado de muitas horas de trabalho e dedicação.
É hora de Pensar Fora da Caixa e enxergar novas oportunidades.
O melhor momento é sempre o agora ! Escreva os seus textos com copys infalíveis ! Faça e refaça quantas vezes for necessário e busque sempre estar atualizado . O universo online é uma metamorfose ambulante .
Transforme o seu futuro ! E Dê sempre o seu melhor !
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Que bom que você veio !
Te desejo tudo de melhor !
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Sobre o Autor
Olá Marcos,
Obrigado pela sugestão 😉.