GUIA do Instagram para iniciantes – Parte 01

Já descobrimos que o Instagram é mega famoso, que inclusive já está no tapete vermelho junto com o Facebook e o Whatsapp , mas fiquem atentos porque o Tik Tok tá chegando também !

O Instagram tem uma grande cartela de funções, que vão desde postagens de fotos até vídeos mais longos no IGTV.

Essa é uma rede social que está vivendo uma fase de expansão, com altos índices de engajamento e crescimento no mundo todo.

Portanto , não deixe de aproveitar mais esse meio de entretenimento ou de trabalho já que o Instagram se tornou uma das plataformas de maior credibilidade para a prática do marketing.

Ela é uma das melhores plataformas para aumentar o alcance de uma marca e comercializar produtos e serviços na internet.

Se você quer aproveitar ao máximo essa rede social, este é o seu guia do Instagram para iniciantes , que te trará uma experiência completa.

Vem comigo nesse artigo até o final e aproveita !

Algoritmo

O objetivo do algoritmo do Instagram é trazer a melhor experiência possível ao usuário, entregando conteúdo que ele gosta e eliminando aquilo que não interessa. Assim, o usuário tem afinidade com o conteúdo que recebe .

Entender como os algoritmos das redes sociais funcionam não é uma tarefa fácil e também não é uma informação aberta pelas plataformas, na verdade é bem complicado. O fato é que as redes sociais diferentes têm regras também diferentes para seus algoritmos e o do Instagram é um dos mais instigantes, com certeza.

Como o rede social passa por mudanças sempre e como a plataforma cresceu muito nos últimos anos aumentando, consideravelmente, a produção de conteúdo no último ano em razão da pandemia, o algoritmo do Instagram prioriza regras específicas para agir. Afinal, tudo se transforma!

Cada interação possível na rede social como curtir, comentar, encaminhar, salvar, visitar perfil e clicar no link da bio é levada em consideração na hora da análise do algoritmo. Por isso capricha em tudo que você fizer.

Vale esclarecer que o objetivo de qualquer rede social é manter o usuário o máximo de tempo possível conectado à plataforma e por isso a análise de engajamento se faz fundamental. MÉTRICAS !

Se o algoritmo entrega ao usuário um conteúdo irrelevante, ele passará menos tempo conectado e demonstrará menos interesse na rede social, passando a utilizá-la cada vez menos. Isso não é bom !

É por esse motivo que o algoritmo do Instagram prioriza algumas métricas para a análise de seu conteúdo e, até o momento, as duas mais importante delas é o salvar e compartilhar . Quando um usuário salva um post, para o algoritmo, é sinal máximo de relevância de um conteúdo.

Ranking do Engajamento no Instagram

  • 5 lugar -Curtida
  • 4 lugar -Comentários
  • 3 lugar -Compartilhamentos
  • 2 lugar -Salvos
  • 1 lugar -Tempo de exibição

Hoje , a conversa no direct , também conta bastante ponto ao seu favor, aos olhos do algoritmo.

Como aumentar o seu tempo de exibição :

– Seja criativo, conte histórias, tenha conteúdos relevantes, crie posts em formato de carrossel e de vídeos …

– Limites do Instagram

CURTIDAS

120 por hora

1.000 por dia

COMENTÁRIOS

180 por dia

30 Hashtags por post

10 hashtags por Story

Seguir

20 por hora

200 por dia

Sobre HASHTAGS – Dicas

Como escolher ? Pergunte:

Quem é você ? ( eu )

Afiliado ? Criador de conteúdo ?

EX: #afiliadoiniciante #criadordeconteudo

________________________________

-Quem são eles ?

Quem é o seu público alvo? Quem é o seu cliente ideal ?

EX : #empreendedor #fotografo

__________________________________

– O que eles estão procurando ?

Aqui você coloca do que se trata o seu conteúdo.

EX: #dicasdeconteudo #estrategiasdemarketing

___________________________________

– Qual o assunto da postagem ?

Serão usadas # do assunto que está sendo abordado.

EX : #Algoritimoinstagram #hashtags

____________________________________

Você também deve usar a tática das Hashtags com grandes seguidores , das médias, das pequenas e as populares e ainda agregar as hashtags de localização.

O total são 30# por posts no feed, faça a sua divisão usando o bom senso. Faça testes e veja o que melhor irá funcionar para você.

Alguns erros que você deve evitar :

1- É importante responder comentários feitos em suas postagens no Instagram em até 60 minutos após o envio do comentário. Caso contrário, a visibilidade de seu post diminuirá, ou seja, sua postagem não terá um bom engajamento.

2- Não edite suas legendas por pelo menos 24 horas depois de postar uma foto ou vídeo. Caso você faça isso, sua postagem terá uma chance menor de ser vista.

3- Deletar uma foto ou vídeo e publicá-los de novo fará com que as chances de sua publicação ser vista diminua significativamente.

MÉTRICAS

Métricas são um meio de acompanhar o desempenho da sua conta por meio de estatísticas, que são criadas com base em dados coletados frequentemente.

Quando falamos das métricas do Instagram, nos referimos a uma forma de mensurar a performance das publicações, dos stories e tudo que está relacionado à movimentação do seu perfil.

Todos os dados sobre seus posts e conta podem ser visualizados facilmente pelo Instagram Insights, recurso da própria rede social. Pra isso, basta que seu perfil esteja na configuração de conta Business (de negócios) ou de Criador de conteúdo. O botão de Insights está na sua página inicial.

MÉTRICAS que você tem disponível :

Dados demográficos = Principais localizações por cidade ou país

Faixa etária

Gênero

– Melhor horário para postar

– Alcance

– Taxa de cliques (Toques)

– Interações com o conteúdo (Engajamento)

– Dados gerais dos Stories

– Crescimento

Crie o hábito de checar com determinada frequência esses dados pra poder acompanhar em que nível sua conta do Instagram vem crescendo, se ela está estagnada ou decaindo, o que, nos dois últimos casos, pode sinalizar a necessidade de repensar sua estratégia!

Como checar as interações:

Na tela inicial de Insights, procure por “Interações com o conteúdo” e clique para ver mais informações. Ao abrir, você verá individualmente os números de cada tipo de interação que recebeu nos últimos 7 ou 30 dias, a depender do período selecionado.

Nessa tela, os posts também aparecem separados por formatos – Feed, Stories, IGTV, Reels – e o Instagram te mostra as publicações mais relevantes que você fez em cada um deles.

PS: Algumas métricas só irão aparecer depois de possuir 100 seguidores .

Diferença entre impressão e alcance

IMPRESSÃO = É a quantidade de vezes que a sua publicação é exibida

ALCANCE = É a quantidade de pessoas que viram a sua publicação

Exemplo :

Se a pessoa viu a sua publicação 2 x , vai contar como um alcance e duas impressões.

Muitas são as dúvidas em torno da relação alcance x impressões nas redes sociais. Enquanto a primeira métrica sinaliza a quantidade de pessoas impactadas por um conteúdo, a segunda contabiliza quantas vezes ele foi visto.

Seu perfil perfeito !

A bio do Instagram é a seção do perfil na rede social posicionada logo abaixo do nome, onde é possível incluir informações relevantes sobre você ou sobre sua empresa. Na biografia do Instagram, você pode incluir uma breve descrição, informações de contato, hashtags, emojis e uma URL.

Atualmente o limite é de 150 caracteres, então é necessário que você seja objetivo e certeiro na sua descrição.

Vamos lá, você vai precisar deixar sua Bio atraente e mais visível .

DICAS :

Use palavras chaves relacionadas ao seu negócio , ao seu nicho , junto ao seu nome.

Ex : Juliete / Empreendedorismo

– Coloque a razão pela qual devem te seguir – mas cuidado muitas bios estão repetitivas , use a criatividade. Gere curiosidade …

– Caso tenha , use prova social

– CTA ( Chamada para a ação ) = Leve o usuário para um link onde ele possa entrar em contato com você ou um local onde você possa divulgar seus produtos ou serviços. Pode levar também para seus Stories.

– Adicione uma foto sua de rosto, bem nítida e que esteja relacionada à imagem que você queira passar.

– O seu conteúdo precisa estar coerente com o que você descreveu na sua BIO.

– Tenha uma boa identidade visual

– Pode usar emojis, mas sem exagero

– Use o Bitly.com para ” criar” seus Links

– Fique atenta ao limite dos caracteres , são 150 para escrever na sua Bio.

– E por último, se pergunte : Você se seguiria olhando a sua Bio ?

A personalização da sua bio no Instagram é extremamente importante para que o seu público possa conhecer e se identificar com a sua marca e com o seu perfil pessoal.

Através dela as pessoas podem entender do que se trata seu perfil e se ele é interessante ou não. Dessa forma, a Bio do Instagram além de lhe apresentar para o seu público, ainda é capaz de atrair seguidores interessados no seu conteúdo.

Conclusão :

O Instagram está atrelado a muitas oportunidades.

O que era um simples aplicativo de compartilhamento de fotos virou umas das principais redes sociais em menos de sete anos.

E é um aplicativo que oferece um leque grande de crescimento profissional.

E você já tá pronto pra ele ?

Entender como ele funciona vai te ajudar a percorrer esse caminho um pouco mais rápido.

Não deixe de ler o meu outro artigo – Guia de iniciante para o Instagram – parte 2 . Tá recheado de informação !

Não perca !

Bjs e muito Sucesso pra vc ! 😘

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